quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Caracterização da escola

O Colégio Estadual Centenário teve início na década de 1978. Localizado na Rua: Francisco Gil, S/N, na cidade de Itaberaba, Estado da Bahia foi fundado em vinte seis de Janeiro de Hum mil novecentos  e setenta e oito sob o Ato de Criação publicado posteriormente mediante a Portaria n° 360/78, no Diário Oficial. O nome Centenário deu-se no ano em que Itaberaba comemorava o Centenário (centésimo aniversário) de emancipação política. A escola com área total de 36.000m, O Colégio teve início com o Curso Primário, 1ª a 4ªª série, até 1987. Em 1988 por necessidade da comunidade passou a funcionar atendendo até 8ª serie do Fundamental, conforme portaria 1988. D.O 13/04/88. Na sua trajetória para acompanhar o desenvolvimento educacional e social, outros cursos fizeram parte do currículo, através da Portaria 7463 de 28/09/2000 foi autorizado o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos EJA II - Educação de Jovens e Adultos, Estágio 4 ( 5ª e 6ª séries) e Estágio 5 (7ª e 8ª séries; EJA III, Área I e II e Área III) atualmente com uma nova nomenclatura, II Tempo Formativo, Eixo IV-( 5ª e 6ª séries) e Eixo V- (7ª e 8ª séries).III Tempo Formativo, Eixo VI e VIII (1º e 2º e 3º séries do ensino médio).
No bojo das discussões sobre os pressupostos teórico-metodológicos, firmou-se posição a respeito da forma como seria conduzido o dia-a-dia da sala de aula, que deveria apoiar-se nos fundamentos do construtivismo para, não só nortear as ações pedagógicas na construção do conhecimento, mas também para criar um clima mais prazeroso com o mundo da escrita e da leitura.
Atualmente, o colégio funciona nos três turnos. Os seus 810 alunos estão distribuídos por séries. Oferece à população Itaberabense a Educação Fundamental- Ensino Regular (5ª a 8ª), TEMPO FORMATIVO II, EIXO IV, correspondente a 5ª e 6ª séries e EIXO V correspondente a 7ª e 8ª séries. III Tempo Formativo, Eixo VI e VIII, 1º e 2º e 3º séries do ensino médio.

Colégio Estadual Centenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário