quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PPP - Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico do Colégio Estadual Centenário, antes de cumprir  uma formalidade legal, expressa na Lei 9394/96, Art. 12, que determina que as escolas de Ensino Fundamental e Médio elaborem seus respectivos projetos, sendo o documento técnico-politico que define a identidade da escola,  das diretrizes e práticas de ensino do referido colégio, situando: contribuições provindas da reflexão de educadores, alunos, pais, direção e funcionários visando intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e renovadoras.
Do ponto de vista teórico, a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida no Colégio inspirou-se, basicamente, nas seguintes fontes: na pedagogia histórica - crítica, que vê o saber objetivo como questão fundamental do processo de educação formal; nos fundamentos do Construtivismo para apoiar o cotidiano didático-pedagógico, no sentido de conduzi-lo na direção de uma relação de construção do conhecimento sustentada pela interação entre sujeito e objeto, e tenha o professor como elemento mediador desse processo; e nas premissas das quatro aprendizagens: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser via essencial que integra as três precedentes. Mas, todas essas ideias e ações estão vinculadas e se realizam num projeto político-pedagógico, cuja proposta curricular se distancia da ideia administrativa ou metafórica de grade e tem sido construída, a partir de dois eixos fundamentais: o tipo de pessoa que se pretende formar e o tipo de conhecimento que se deseja que ela possua, uma vez que não se pode desvincular o modelo de sociedade que se quer construir, da formação que deve ser dada ao indivíduo que, se espera, seja o seu construtor. Dessa forma, a proposta curricular do Colégio Estadual Centenário tem-se pautado em dois aspectos: na ideia de que os conteúdos formais devem ser significativos para o aluno e para a sociedade como um todo, portanto, contextualizados; e, acrescidos de conteúdos relacionais, de vivências, de atitudes e de valores, inclusive, da “prática de pensar a prática”, como diz  Freire,P(1982) Por fim, o projeto político-pedagógico, não é visto como algo acabado e concluído, que requer apenas ser executado, mas como um processo inconcluso, uma etapa em direção aos desafios e finalidades, estabelecidas como horizonte da escola. Nesse sentido, ele contém os princípios norteadores, tanto do ponto de vista dos valores éticos, quanto dos pressupostos teóricos e das práticas pedagógicas gerais e específicas, que apóiam a organização curricular e a condução do trabalho em sala de aula.
O Projeto Político Pedagógico foi construído no ano de 2005 e revisado em 2010. O mesmo garante uma democracia quando cita em sua introdução que: “O objetivo maior de se construir um Projeto Político Pedagógico é o de conquistar autonomia para a unidade escolar, possibilitando uma abertura para a realização de experiências inovadoras, ousadas e desafiadoras, é visto como um norteador da  ação pedagógica”, pois a autonomia é uma forma de participação efetiva. Em relação à filosofia do colégio é fundamentada na transparência, no diálogo e no respeito à diversidade cultural e ideológica de toda a comunidade escolar, tendo sempre em vista que há uma infinidade de formas de viver, de pensar e de agir, além de diferentes interesses e ritmos individuais, visando sempre à inclusão de toda a comunidade escolar, para que esta possa participar de forma efetiva de todo o processo educativo como colaboração para a democratização da sociedade, na troca de experiências e na construção da cidadania. Os profissionais valorizam a construção mental do sujeito, orientando-o na instrumentalização do próprio aprendizado, fazendo com que o educando crie métodos próprios para organização de sua aprendizagem. Um profissional que busca o aperfeiçoamento constante, dentro de suas possibilidades e oportunidades oferecidas pelo sistema educacional. O aluno é concebido como aquele que sabe recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, com capacidade de selecioná-las e sintetizá-las, construindo seus próprios conceitos, além de ser capaz de compartilhar idéias, teorias, e resultados experimentais com os demais colegas. O colégio tem como parâmetro a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os PCNs, (Parâmetros Curriculares Nacionais) diretrizes da SEC (Secretaria de Educação e Cultura) e baseia-se em pensadores como Cipriano Luckesi, Rubem Alves, Gardner, Paulo Freire, Piaget, Augusto Cury, Moacir Gadotti, Miguel Arroyo, Dermeval Saviani, e tantos outros pensadores que contribuem para a construção de uma educação que possa proporcionar ao indivíduo a formação de uma maneira igualitária e que concebem a avaliação como parte do processo ensino aprendizagem.

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