O Projeto
Político-Pedagógico do Colégio Estadual Centenário, antes de cumprir uma formalidade legal, expressa na Lei
9394/96, Art. 12, que determina que as escolas de Ensino Fundamental e Médio
elaborem seus respectivos projetos, sendo o documento técnico-politico que
define a identidade da escola, das
diretrizes e práticas de ensino do referido colégio, situando: contribuições
provindas da reflexão de educadores, alunos, pais, direção e funcionários visando
intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e renovadoras.
Do
ponto de vista teórico, a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida no
Colégio inspirou-se, basicamente, nas seguintes fontes: na pedagogia histórica
- crítica, que vê o saber objetivo como questão fundamental do processo de
educação formal; nos fundamentos do Construtivismo para apoiar o cotidiano didático-pedagógico,
no sentido de conduzi-lo na direção de uma relação de construção do
conhecimento sustentada pela interação entre sujeito e objeto, e tenha o
professor como elemento mediador desse processo; e nas premissas das quatro
aprendizagens: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da
compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas
as atividades humanas; aprender a ser via essencial que integra as três
precedentes. Mas, todas essas ideias e ações estão vinculadas e se realizam num
projeto político-pedagógico, cuja proposta curricular se distancia da ideia
administrativa ou metafórica de grade e tem sido construída, a partir de dois
eixos fundamentais: o tipo de pessoa que se pretende formar e o tipo de
conhecimento que se deseja que ela possua, uma vez que não se pode desvincular
o modelo de sociedade que se quer construir, da formação que deve ser dada ao
indivíduo que, se espera, seja o seu construtor. Dessa forma, a proposta
curricular do Colégio Estadual Centenário tem-se pautado em dois aspectos: na ideia
de que os conteúdos formais devem ser significativos para o aluno e para a
sociedade como um todo, portanto, contextualizados; e, acrescidos de conteúdos
relacionais, de vivências, de atitudes e de valores, inclusive, da “prática de
pensar a prática”, como diz
Freire,P(1982) Por fim, o projeto político-pedagógico, não é visto como
algo acabado e concluído, que requer apenas ser executado, mas como um processo
inconcluso, uma etapa em direção aos desafios e finalidades, estabelecidas como
horizonte da escola. Nesse sentido, ele contém os princípios norteadores, tanto
do ponto de vista dos valores éticos, quanto dos pressupostos teóricos e das
práticas pedagógicas gerais e específicas, que apóiam a organização curricular
e a condução do trabalho em sala de aula.
O
Projeto Político Pedagógico foi construído no ano de 2005 e revisado em 2010. O
mesmo garante uma democracia quando cita em sua introdução que: “O objetivo
maior de se construir um Projeto Político Pedagógico é o de conquistar
autonomia para a unidade escolar, possibilitando uma abertura para a realização
de experiências inovadoras, ousadas e desafiadoras, é visto como um norteador
da ação pedagógica”, pois a autonomia é
uma forma de participação efetiva. Em relação à filosofia do colégio é
fundamentada na transparência, no diálogo e no respeito à diversidade cultural
e ideológica de toda a comunidade escolar, tendo sempre em vista que há uma
infinidade de formas de viver, de pensar e de agir, além de diferentes
interesses e ritmos individuais, visando sempre à inclusão de toda a comunidade
escolar, para que esta possa participar de forma efetiva de todo o processo
educativo como colaboração para a democratização da sociedade, na troca de
experiências e na construção da cidadania. Os profissionais valorizam a
construção mental do sujeito, orientando-o na instrumentalização do próprio
aprendizado, fazendo com que o educando crie métodos próprios para organização
de sua aprendizagem. Um profissional que busca o aperfeiçoamento constante,
dentro de suas possibilidades e oportunidades oferecidas pelo sistema
educacional. O aluno é concebido como aquele que sabe recorrer a múltiplas vias
e fontes de saber, com capacidade de selecioná-las e sintetizá-las, construindo
seus próprios conceitos, além de ser capaz de compartilhar idéias, teorias, e
resultados experimentais com os demais colegas. O colégio tem como parâmetro a
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os PCNs, (Parâmetros
Curriculares Nacionais) diretrizes da SEC (Secretaria de Educação e Cultura) e
baseia-se em pensadores como Cipriano Luckesi, Rubem Alves, Gardner, Paulo
Freire, Piaget, Augusto Cury, Moacir Gadotti, Miguel Arroyo, Dermeval Saviani,
e tantos outros pensadores que contribuem para a construção de uma educação que
possa proporcionar ao indivíduo a formação de uma maneira igualitária e que
concebem a avaliação como parte do processo ensino aprendizagem.
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